Clonagem de BIOS

O processo de clonar a BIOS é basicamente fazer a copia de uma BIOS para a outra. Este processo de clonagem é utilizado principalmente quando o computador foi infectado por vírus, cuja funcionalidade é apagar a bios que inutiliza o computador.
Este procedimento é um pouco difícil de ser realizado por usuários leigos, e é indicado que seja realizado por um técnico.


Ingredientes:


  • Duas placas mães idêntica ou com BIOS compatives.

Receita (Passo a passo):


  1. Ligue o micro que está com a placa-mãe boa e dê boot através da unidade de disquete utilizando o disquete formatado anteriormente e com os arquivos do BIOS que você baixou da Internet.
  2. No prompt do DOS, remova o chip do BIOS bom e substitua pelo chip do BIOS apagado (veremos mais sobre isso adiante). Sim, todo esse processo é feito com o micro ligado. Rode o programa de gravação do BIOS e reprograme o BIOS apagado.]
  3. Desligue o micro, remova o BIOS que você acabou de reprogramar e instale de volta o BIOS original.
  4. Instale o BIOS reprogramado na placa-mãe "morta" e ligue-a.
  5. A placa-mãe com defeito deve estar funcionando agora.


Esse processo não é indicado a usuários leigos, pois o segundo passo requer um pouco de experiência

Removendo a BIOS

Para remover o chip do BIOS, você pode utilizar uma pequena chave de fenda, caso o encapsulamento do BIOS da sua placa-mãe seja DIP (Dual in Parallel, ver Figura 1). Se o encapsulamento do BIOS for PLCC (Plastic Leaded Chip Carrier, ver Figura 1), você precisará de uma ferramenta de extração especial.

Figura 1

Instalando o chip do BIOS

Tome cuidado para não instalar o BIOS na posição errada, ou você poderá queimá-lo literalmente. Tanto o chip quanto o soquete tem uma marcação chamada "pino 1". Você deve fazer com que o pino 1 do chip conhecida com o pino 1 do soquete (ver Figura 2).

Figura 2

Componentes

Wigna Rafaela
Ivanildo Antonio
Lusilene Oliveira