Eletricidade estática e sua ação em dispositivos eletrônicos

COMPONENTES: Adrielly Martins; Juliana Costa; José Cleudivan; Yalissom Feliciano




Introdução:
Quem trabalha no ramo da eletrônica e da computação de baixo nível sempre ouve recomendações para prevenir a eletricidade estática, descarregá-la ou utilizar pulseiras e embalagens antiestáticas. Realmente muito se fala a respeito, mas diversas pessoas ligadas à computação não possuem um conceito correto sobre este tipo de eletricidade e o que ela pode causar, por conta disso veremos
alguns pontos importantes em relação ao assunto.




Efeitos da eletricidade estática:
Quando sentimos um choque de eletricidade estática, estaremos experimentando uma descarga de no mínimo 3.000 Volts.
Enquanto é possível sentir uma descarga eletrostática de 3.000 volts, cargas menores estarão abaixo da sensibilidade humana. Usualmente pequenas cargas podem e danificam dispositivos semicondutores, estes componentes de alta tecnologia utilizados hoje podem ser prejudicados por cargas menores que 100 volts. Alguns destes componentes sofisticados irão ser danificados por cargas baixas como 10 volts. É necessário estar atento aos danos provocados por ESD no trabalho diário.
Os efeitos da ESD sobre os componentes eletrônicos serão invariavelmente destrutivos. Após uma descarga eletrostática o componente pode apresentar falha total, degradação de desempenho, redução de expectativa de vida ou operação errada.> No caso de circuitos digitais que utilizam memórias semicondutoras podem ser esperadas falhas de software devido à corrupção de dados armazenados nessas memórias. Chamamos esses danos de dano catastrófico ou dano latente.
A descarga eletrostática:
Uma pessoa pode carregar consigo em seu corpo e em suas roupas uma pequena quantidade de elétrons a mais o que por sua vez possibilita uma corrente muito pequena da ordem de alguns miliamperes, mas em compensação a diferença de potencial em relação a outros corpos pode ser da ordem de alguns milhares de volts, para o ser humano isso não passará de um pequeno choque ao tocar no carro ou em uma maçaneta, mas ao entrar em contato com um componente eletrônico que funciona com alguns poucos volts e com baixa corrente poderá ser catastrófico.
O nome desse efeito é chamado em inglês ESD (ElectroStatic Discharge) ou descarga eletrostática. Imagine que seu corpo está com uma carga de uns 1000 volts, a corrente é muito baixa para que você sinta alguma coisa, mas quando toca num módulo de memória todo esse potencial será descarregado no módulo, especificamente no ci que você tocar, pois existirá uma diferença de potencial entre ambos. Você não perceberá nada, mas o circuito provavelmente será comprometido. Você só sentirá um pequeno choque com descargas superiores a 3000 volts, mas por muito menos um componente que funciona a 1,5 volt como processadores, memórias e até mesmo transistores e circuitos integrados sofrerão graves danos.

PROTEÇÃO ANTI-ESTÁTICA: