Roteamento

Nome: Elifran Paulo dos Silva
Curso: Administrador de Redes


Tabela de roteamento: A tabela de roteamento é uma série de entradas denominadas rotas que contêm informações sobre onde as identificações de rede do conjunto de redes estão localizadas. A tabela de roteamento não é exclusiva de um roteador. Os hosts (não-roteadores) também podem ter uma tabela de roteamento que é usada para determinar a rota ótima




Vetor de distância: O protocolo de roteamento de vetor de distância Especifica que cada roteador anuncia a seus vizinhos adjacentes sua tabela de roteamento. Para cada destino de rede, os roteadores recebimento escolha o vizinho anunciando o menor custo e, em seguida, adicionar esta entrada à sua tabela de roteamento. HELLO e RIP são protocolos de roteamento de vetor de distância comuns. Uma desvantagem é a convergência lenta.
Os protocolos de roteamento de vetor de distância trocam tabelas de roteamento com base nas informações adquirida pelos vizinhos diretamente conectados.
Um roteamento recebe de seu vizinho diretamente conectado uma tabela de roteamento, acrescenta um custo para as redes de destino (01 salto no caso do RIP) e envia a nova tabela para o próximo vizinho.

Estado de enlace
Estado de enlace possui o conhecimento de topologia da rede e todos os custos de enlaces. Isso é possível com a transmissão de pacotes por cada um dos nós para todos os outros. Com isso é que se chega ao custo de cada link.  O roteamento por estado de enlace é simples e pode ser estabelecida como cinco partes.
·         Descobrir seus vizinhos e aprender seus endereços de rede; 
·         Medir o roteador ou custo até cada um de seus vizinhos;
·         Criar um pacote que informe tudo o que ele acabou de aprender;
·         Enviar esse pacote a todos os outros roteadores;
·         Calcular o caminho mais curto até cada um dos outros roteadores
Protocolo: É uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

    ·      HTTP (Hyper Text Transfer Protocol) – É o protocolo utilizado para controlar a comunicação entre o servidor de Internet e o browser.
     ·     SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) – Este protocolo serve para efetuar a transferência de e-mails entre os servidores.
     ·      FTP (File Transfer Protocol) – Este protocolo permite transferência de dados ou ficheiros entre computadores, mesmo com sistemas operativos diferentes como o Linux e o Windows.
    ·       SNMP (Simple Network Management Protocol) – É um protocolo de comunicação que permite recolher informação sobre todos os componentes que estão na rede como switches, routers, bridges e os computadores ligados em rede.
    ·      TCP (Transfer Control Protocol) – O TCP permite dar segurança à transferência de informações e verificar se a mesma foi bem sucedida pelo computador receptor.
  • UDP (User Datagram Protocol) – O UDP é um protocolo de transporte de informação, mas não é tão fiável com o TCP. O UDP não estabelece uma sessão 

·         de ligação em que os pacotes contêm um cabecalho. Simplesmente faz a ligação e envia os dados, o que o torna mais rápido mas menos eficiente.
  •                  ARP (Address Resolution Protocol) é o ARP estabelece uma ligação entre o endereço físico da placa de rede e o endereço de IP.
  •         IP (Internet Protocol) – É responsável por estabelecer o contacto entre os computadores emissores e receptores de maneira a qua a informação não se perca na rede.
  •                ICMP (Internet Control Message Protocol) – O ICMP trabalha em conjunto com o IP e serve para enviar mensagens para responder a pacotes de informação que não foram entregues correctamente.
  •          IGMP (Internet Group Management Protocol) – Este protocolo é responsável pela gestão de informação que circula pela Internet e Intranet através do protocolo TCP/IP.


IGP: Interior Gateway Protocol (ou abreviado por IGP) é um protocolo de roteamento interno para a Internet, usado por gateways do mesmo sistema autônomo, chamados de "vizinhos interiores"1 . São exemplos de IGP os seguintes protocolos: RIP, HELLO, OSPF, IGRP.
Interior Gateway Protocol ( IGP ) refere-se ao protocolo utilizado para o encaminhamento de dados dentro de um sistema autônomo como um provedor de serviços de Internet (ISP). Existem duas categorias principais de IGP . O primeiro deles é o protocolo de roteamento de vetor de distância , que mede a distância percorrida com base no número de roteadores ou hospeda o caminho atravessa três tipos RIP, IGRP, EIGRP. A segunda categoria é o protocolo link-state , que considera a configuração e dispositivos de rede para determinar a rota mais rápida possível. Dois tipos de IGP e  OSPF.
EGP:  é um protocolo de roteamento para a Internet, atualmente considerado como obsoleto, o protocolo estabelecido como padrão para o encaminhamentos de pacotes na Internet é o BGP (do inglês, Border Gateway Protocol).
Roteamento estático:  É o processo utilizado pelo roteador para encaminhar um pacote para uma determinada rede de destino. Este processo é baseado no endereço IP de destino, os dispositivos intermediários utilizam este endereço para conduzir o pacote até seu destino final. O Roteamento estático utiliza uma rota pré-definida e configurada manualmente pelo administrador da rede.
  •        Vantagens: Rotas estáticas são simples e rápida para configurar. É suportado em todos os dispositivos de roteamento e todos os roteadores. São fáceis de prever e compreender em redes pequenas.
  •          Desvantagens: Exigem planejamento extenso e tem sobrecarga de gerenciamento de altura. Não se adaptam dinamicamente às alterações da rede de topologia ou falhas de equipamento.

Roteamento dinâmico: No roteamento dinâmico, os roteadores podem descobrir estas informações automaticamente e compartilhá-la com outros roteadores via protocolos de roteamento dinâmicos.  Um protocolo de roteamento dinâmico é uma linguagem que um roteador fala com outros roteadores a fim de compartilhar informações sobre alcançabilidade e estado das redes. Além dos mais os protocolos de roteamento dinâmico permitem determinar o próximo melhor caminho para um destino se o atual torna-se inacessível devido à queda de um link ou se uma região fica inacessível em virtude do congestionamento.
                    Vantagens: É feito a partir de informações trocadas entre protocolos de roteamento.
    Desvantagens: Sujeito a falhas. A escolha do melhor percurso está nas mãos do protocolo do               roteamento, e não na rede do administrador