ESD oque causa e como evitar
O que é ESD?
A eletricidade estática é definida como uma carga elétrica causada por um desbalanceamento dos elétrons na superfície de um material, especialmente dos isolantes. Essa carga produz um campo elétrico que pode ser medido e pode afetar outros objetos à distância. Descarga eletrostática, ou ESD (do inglês ElectroStatic Discharge), é definida como a transferência dessa carga entre corpos com potenciais elétricos diferentes
A pulseira consiste em não trabalhar sobre pisos de carpete ou usando roupas de lã e sempre tocar uma grade ou outro objeto de metal ligado ao solo antes de abrir o micro, além de tocar o gabinete constantemente enquanto estiver trabalhando. Também não vale ficar esfregando as mãos no cabelo, pois ele tem uma tendência a acumular cargas positivas maior do que a própria lã.
As cargas eletrostáticas surgem naturalmente, principalmente devido a atrito com materiais isolantes (carpete, cabelo, lã, fibra de vidro, etc.). A eletricidade se acumula justamente porque você está isolado do solo (por causa do tênis ou carpete, por exemplo) e ela não tem para onde fluir.
Tipos de equipamentos de proteção
Fonte: http://www.gdhpress.com. br/hardware/leia/index.php?p=cap8-6
As conseqüências da ESD
Quando um dispositivo é danificado por uma descarga ESD, diversos sintomas poderão ocorrer desde um mau funcionamento esporádico até mesmo à queima do dispositivo, o que determinará será a forma e a intensidade com que a ESD ocorreu. •Nunca tocar nenhum componente diretamente em seus circuitos, segure pelos lados da placa ou dispositivo.
•Mantenha as placas em suas embalagens antiestáticas, não utilize sacos plásticos comuns, pois estes são grandes acumuladores de eletricidade estática e poderão danificar os componentes por eles guardados. http://antiestaticos.com.br/acao-da-eletricidade-estatica-em-eletronicos/