Mecânica de discos rígidos

COMPONENTES: Vinicius Niekson, Ezilard Junior, Francisco José, Tayza Venancio, Jonas Carvalho, Paulo Freire, Weslley de Souza.

 Dentre os dispositivos do computador, um dos mais importantes é o disco rígido, em inglês, Hard Disk (HD). O HD não é o componente mais caro, nem mais complexo do sistema. A importância desse componente se deve ao fato de que ele é o responsável em armazenar nossos dados. É importante não confundirmos o HD com a memória do computador, o HD é na verdade uma memória de massa, ou seja, os dados são gravados em grande quantidade e de forma permanente. 



Visão interna de um Disco Rígido (HD) e seus componentes:




Discos: Discos ou pratos são onde os dados são armazenados, Eles são feitos, geralmente, de alumínio (ou de um tipo de cristal) recoberto por um material magnético e por uma camada de material protetor. Quanto mais trabalhado for o material magnético (ou seja, quanto mais denso), maior é a capacidade de armazenamento do disco. Note que os HDs com grande capacidade contam com mais de um prato, um sobre o outro.

Eixo: Eixos são onde os discos ficam posicionados, o eixo é o responsável por fazer os discos girar.

Braço: O braço é um dispositivo mecânico que serve para movimentar as cabeças de leitura e gravação ao longo da superfície do disco.

Cabeças: Os HDs contam com um dispositivo chamado cabeça (ou cabeçote) de leitura e gravação. Trata-se de um item de tamanho bastante reduzido que contém uma bobina que utiliza impulsos magnéticos para manipular as moléculas da superfície do disco e assim gravar dados. Há uma cabeça para cada lado dos discos.



Gravação e leitura de dados
A superfície de gravação dos pratos é composta por materiais sensíveis ao magnetismo (geralmente, óxido de ferro). O cabeçote de leitura e gravação manipula as moléculas deste material por meio de seus polos. Para isso, a polaridade das cabeças muda em uma frequência muito alta: quando está positiva, atrai o polo negativo das moléculas e vice-versa. Para a "ordenação" dos dados no HD, é utilizado um esquema conhecido como geometria dos discos. Nele, o disco é "dividido" em cilindros, trilhas e setores:


Trilhas: As trilhas são círculos que começam no centro do disco e vão até a sua borda, como se estivessem um dentro do outro. Estas trilhas são numeradas da borda para o centro, isto é, a trilha que fica mais próxima da extremidade do disco é denominada trilha 0, a trilha que vem em seguida é chamada trilha 1 e assim por diante, até chegar à trilha mais próxima do centro.

Setores: Cada trilha é dividida em trechos regulares chamados de setores. Cada setor possui uma capacidade determinada de armazenamento (geralmente, 512 bytes).

Cilindros: Cilindros é a posição das cabeças sobre as mesmas trilhas de seus respectivos discos.

Ex: Digamos que um disco tenha 4 cabeças( numeradas de 0 a 3), e que o braço posicione essas cabeças de modo que cada uma esteja sobre a trilha 50 da sua superfície. Dizemos então que as cabeças estão posicionadas sobre o cilindro de números 50