Tabela de Roteamento



Tabela de Roteamento

Tabela de roteamento e todas as configurações usadas para que o computador se comunique com a outra maquina, para isso precisamos configurar o IP – Identificação da Maquina, MASCARA – Configuração da sua rede, com a mascara você define quantos IPs terá sua rede, Termos também o GATEWAY – Pra mim ele seria o portão de entrada, onde todas as informações são buscadas através dele, DNS – Tem a função de transforma o nome da maquina para um IP.


Vetor de Distancia 



Trabalha baseado com que cada roteador possui periodicamente uma tabela da rede, que contém as informações sobre as redes conhecidas e a distância para ser alcança-las, esse calculo e feito pelo número de NEXT – esse termo considera como Salto, a partir dai cada roteador recebe as informações dos demais roteadores existentes.
  

Estado de Enlace
 

Um pouco parecido com o vetor de distância, ele trabalha com roteador que contem informações sobre as redes que estão conectadas, a partir dai ele divulga uma lista de cada conexão, que informa quais as que estão ativas ele tem alguma vantagem sobre o vetor de distância, por que ele calcula qual  o melhor caminho pra próxima conexão, ele e um pouco mais preciso pois ele utiliza o Flooding que serve para divulgar os caminho da rede com mais eficiência.



Protocolo IGP – EGP

IGP – Protocolo de roteamento interno para a internet, usado pelo gateways do mesmo sistema, esse protocolo são subdivididos em dois grupos dos IGPs, os que usam o vetor de distância e os link-State.
EGP - Protocolo que informa a um dispositivo de rede IP, como alcançar outras redes IPs, ele não tem a informação da rota completa pra outra rede, mais sabe indicar qual o próximo salto a ser enviado



Roteamento Estático
 
Tem a forma de distribuição de IPs configurada Manual, onde ele preenche cada tabela de roteamento, acho um pouco mais complicado devido o administrador da rede sair distribuindo os IPs em cada maquina, a desvantagem e que ele mostra qual a tabela de roteamento do seu computador.


Roteamento Dinâmico



Tem sua forma de distribuição de IPs configurada através de um DHCP – cada maquina que estiver na rede o DHCP gera um IP automaticamente  para aquele dispositivo, Quem pode gerar o DHCP ? Qualquer servidor ou roteador que esteja configurada para aquela função.