Turma Montagem e Reparação de Computadores - SENAC Mossoró - Tarde

Alunos: Cibele, Diego, Canindé, Eduardo e Rodolpho.

Assunto: SSD HD


As unidades de disco sólidos são a próxima evolução de armazenamento nos computadores, a popularização dos pen drives, cartões, e a queda no preço das memorias flash possibilitam o surgimento dos primeiros SSDs (SolidStae Disk), eles são Hds que utilizam chips de memorias flash no lugar de discos magnéticos. Os SSDs são considerados a maior revolução no ramo dos Hds, embora as taxas de transferência sejam comparadas de um HD modesto, os SSDs fornecem desempenho de pico para inicialização e  desempenho alto para leitura/gravação para possibilitar computação que requer recursos avançados de tarefas  simultâneas. Consumem menos eletricidade, porque apresentam melhor eficiência energética, é mais resistentes a altas temperaturas, são mais resistentes mecanicamente, e são completamente silenciosos. Os SSDs são mais duráveis devido seu design de estado solido  não possui partes moveis. Outra boa característica dos SSDs é que eles oferecem tempos de acesso muito baixo, combinados com excelentes taxas de leitura e gravação em setores aleatórios. Tendo em vista um sistema, os SSDs de baixa capacidade podem ser acessíveis na faixa de 32 GB a 64 GB, eles são relativamente caros, principalmente quando medidas em custo por gigabyte. Uma das principais barreiras que impedem a proliferação dos SSDs  no mercado era seu relativamente pequeno espaço de armazenamento em comparação  aos discos rígidos convencionais  - os primeiros proviam apenas 32 GB de espaço. A novidade é que o problema esta prestes a ser superados. Durante a CES 2009, por exemplo, a Asus lançou o ultraportátil S121 com SSD de 512 GB de armazenamento, logo seguida pela pureSilicon que apresentou o Nitro, um chip SSD de 1 TB de armazenamento. Tais  quantidades de armazenamento podem ser muito mais do que você necessita  em um PC domestico e provavelmente  no do trabalho também, mas  é a prova de que o SSD já se igualou e devera ultrapassar a capacidade dos discos rígidos, inclusive em servidores  corporativos.








Imagens de um HD SSD




Mecânica de Discos




Componentes: Matheus\ Álisson\ Séfora\Raquel \ Fernanda.  



O Hard Disk (HD): é o responsável em armazenar nossos dados. O HD é na verdade uma memória de massa. Ou seja, os dados são gravados em grande quantidade e de forma permanente. Porém basta sabermos que é um componente onde podemos gravar e ler todo tipo de informação.

Nesta figura mostra um HD visto por baixo. Essa placa contém chips que se trata da placa lógica, que é um item que reúne componentes responsáveis por diversas tarefas. Um deles é um chip conhecido como controlador, que gerencia uma série de ações, como a movimentação dos discos e das cabeças de leitura/gravação, o envio e recebimento de dados entre os discos e o computador, e até rotinas de segurança. E outro dispositivo pequeno é o chip de memória Cache. Cabe a ele a tarefa de armazenar pequenas quantidades de dados durante a comunicação com o computador e liga mais rápido os dados para o disco rígido.

Conheça seu micro HD vs SSD

HD SSD

Componentes: 
Adeilson Mendes /Ana Jéssica /Andrevy William /Andrey Lucas /Fábio Eduardo /Luan Torres /Lucas Agostinho /Mariana Mendonça


O SSD (Solid-State Drive) ou unidade de estado sólido é um tipo de dispositivo, sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São, tipicamente, construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, diferindo dos sistemas magnéticos (como os HDs convencionais) ou óticos (discos como CDs e DVDs).  Os dispositivos utilizam memória flash (estilo cartão de memória SD de câmeras digitais).
Alguns modelos de SSDs possuem otimizações para aumentar suas performances através da redução de lixo coletado durante as leituras realizadas.   Esta propriedade conhecida como TRIM, comando que o sistema operacional utiliza para informar a um SSD que determinado bloco de informação não está em uso, portanto não precisa ser recuperado durante leituras no setor ao qual ele pertence.

Mecânica de discos rígidos - Vídeo

Mecânica de discos rígidos

COMPONENTES: Vinicius Niekson, Ezilard Junior, Francisco José, Tayza Venancio, Jonas Carvalho, Paulo Freire, Weslley de Souza.

 Dentre os dispositivos do computador, um dos mais importantes é o disco rígido, em inglês, Hard Disk (HD). O HD não é o componente mais caro, nem mais complexo do sistema. A importância desse componente se deve ao fato de que ele é o responsável em armazenar nossos dados. É importante não confundirmos o HD com a memória do computador, o HD é na verdade uma memória de massa, ou seja, os dados são gravados em grande quantidade e de forma permanente. 



Visão interna de um Disco Rígido (HD) e seus componentes: