Cabos e Conectores Coaxiais

Adriana Freire, Jan Carlos e Lauro Samuel


Introdução:

            Nos últimos anos muito se tem discutido e falado sobre as novas tecnologias de hardware e software de redes disponíveis no mercado. Engana-se, porém, quem pensa que estes produtos podem resolver todos os problemas de processamento da empresa. Infelizmente, o investimento em equipamentos envolve cifras elevadas, mas é preciso que se dê também atenção especial à estrutura de cabeamento, ou cabling, uma das peças-chave para o sucesso de ambientes distribuídos. Conforme pesquisas de órgãos internacionais, o cabeamento hoje é responsável por 80%  das falhas físicas de uma rede, e oito em cada dez problemas detectados referem-se a cabos mal instalados ou em estado precário.

Equipamentos e conectores de fibra ótica


Autores: 
Jonathan Lopes
Janedja Fernandes

 Equipamentos de fibra ótica

Com os avanços da tecnologia do cabo par trançado e conexões que permitem taxas de transferências de 10 gigabits em redes do tipo ethernet, porque usar fibra em redes aonde é possível utilizar os 100m de cabo par trançado?
A resposta pra isso talvez se encontre no fato que as conexões aonde é possível utilizar o cabo UTC ou STC ainda o utilizam. São raras as ocasiões aonde uma conexão por fibra ótica é utilizada sem que haja a impossibilidade de utilizar o par trançado, tais como grandes extensões da ligação (acima dos 100m do cabo par trançado) ou ligações que passam por áreas de grande interferência eletromagnética (usinas elétricas, subestações).
Mas se é utilizada a fibra em ligações acima de 100m, porque não utilizar em ligações com menores distâncias? A resposta a essa pergunta é simples: o preço. Equipamentos de fibra ótica, tais como equipamentos terminais ou repetidores são muito caros, o que inviabiliza sua utilização em redes de pequeno porte. Devido a isso há uma gama de equipamentos, não apenas para a utilização da rede, mas sua interligação com as redes locais, aonde predomina o par trançado.

Placas de redes

By: Jhonatan Xavier / Ramiro Júnior


Placa de rede com conector RJ-45.
Tanto as placas de rede como as placas mãe com rede onboard possuem na sua parte traseira, além do conector RJ-45, LEDs para monitoramento da comunicação. Isso facilita a identificação de problemas, como por exemplo, um mau contato no cabo. Você poderá encontrar LEDs com as seguintes indicações:

  • LINK: Indica que o cabo está corretamente conectado
  • Activity: Indica que a placa está transmitindo ou recebendo dados
  • 100: Indica que a conexão é feita em 100 Mbits/s
  • 1000: Indica que a conexão é feita em 1000 Mbits/s 

Fibra Ótica

Alunos: Paulo Fagundes e Alan Carlos

O que é Fibra Ótica?
A fibra ótica é um filamento extremamente fino e flexível, feito de vidro ultrapuro, plástico ou outro
isolante elétrico (material com alta resistência ao fluxo de corrente elétrica). Possui uma estrutura simples, composta por capa protetora, interface e núcleo. A tecnologia tem conquistado o mundo, sendo muito utilizada nas telecomunicações e exames médicos, como endoscopias e cirurgias corretivas de problemas visuais, entre outras aplicações possíveis.