Placas de redes

By: Jhonatan Xavier / Ramiro Júnior


Placa de rede com conector RJ-45.
Tanto as placas de rede como as placas mãe com rede onboard possuem na sua parte traseira, além do conector RJ-45, LEDs para monitoramento da comunicação. Isso facilita a identificação de problemas, como por exemplo, um mau contato no cabo. Você poderá encontrar LEDs com as seguintes indicações:

  • LINK: Indica que o cabo está corretamente conectado
  • Activity: Indica que a placa está transmitindo ou recebendo dados
  • 100: Indica que a conexão é feita em 100 Mbits/s
  • 1000: Indica que a conexão é feita em 1000 Mbits/s 

  • Placa de Rede com quatro conectores RJ-45.
    A maioria das placas de rede possui apenas um conector RJ-45. Podemos entretanto encontrar modelos sofisticados, usados em servidores, dotados de dois ou quatro conectores RJ-45, como a mostrada na figura 4. Placas com múltiplas conexões de rede podem ser usadas para aumentar o desempenho, distribuindo o tráfego entre canais independentes, ou para ter um sistema tolerante a falhas, com conexões redundantes.

    Placa de rede antiga com conectores BNC e RJ-45.
    A maioria das redes novas usam cabeamento UTP (par trançado), mas ainda encontramos algumas redes antigas ainda em operação, baseadas no cabo coaxial 10Base2. Quem trabalha com manutenção de redes poderá precisar lidar com este tipo de cabeamento. Placas de rede e outros equipamentos baseados no cabeamento UTP são encontrados com facilidade em praticamente todas as lojas de hardware, entretanto os equipamentos baseados em cabos coaxiais são encontrados apenas nas lojas especializadas em equipamentos para redes. Essas lojas comercializam as placas, os cabos, conectores, alicates crimpadores, e outros dispositivos para o padrão 10Base2.
    Entre os principais fabricantes de placas de rede, citamos Intel, 3COM e D-Link. Existem entretanto inúmeros fabricantes de placas de rede genéricas, que normalmente não utilizam o seu próprio nome, e sim, utilizam para as suas placas, o nome do seu chip principal (por exemplo, “placa de rede Realtek”).
     

  • Placa de Rede PCI  de 64 bits
    As placas de rede mais comuns são os modelos PCI de 32 bits e 33 MHz, como a da figura 1 (o mesmo se aplica a rede onboard). Também encontramos modelos PCI de 66 MHz e de 64 bits. Essas placas mais avançadas são usadas em servidores de alto desempenho. A figura 2 mostra um exemplo deste tipo de placa. Observe o seu conector PCI (64 bits), maior que o encontrado na maioria das placas, que são de 32 bits.   


    Placa de rede Gigabit PCI Express.
    Apenas as placas mãe para servidores possuem conectores PCI de 64 bits e/ou 66 MHz. Placas mãe para micros comuns (desktop) têm slots PCI de 32 bits e 33 MHz, o que limita a sua velocidade a 133 MB/s. É velocidade suficiente para placas de rede de 100 Mbits/s (ou 12 MB/s), mas fica no limite no caso de uso de placas de rede Gigabit (120 MB/s). Felizmente as placas mãe mais novas possuem slots PCI Express, que são muito mais velozes. O slot PCI Express mais simples opera com 500 MB/s, o que permite usar com folga, uma placa de rede Gigabit PCI Express. Nas placas mãe mais novas e com rede Gigabit onboard, essa interface também possui um link de alta velocidade com o chipset e a memória, não tendo portanto o problema de “gargalo” do barramento PCI convencional. Como resultado, uma interface de rede Gigabit pode oferecer seu máximo desempenho, ao contrário das quedas que ocorrem quando é usado o barramento PCI comum.
     

Placa De Rede Sem Fio Wi-fi PCI

A Placa de Rede Wireless N PCI TL-WN851N permite conectar um computador de mesa (desktop) em uma rede sem fios para que o mesmo possa acessar a Internet em alta velocidade. Compatível com o padrão IEEE 802.11n.


Fonte: Sites da Internet