Pronatec Empreendedor forma oito turmas no Rio Grande do Norte

O professor Mário Kléber ao lado do estudante Tallison Medeiros mostram gabinete criado durante curso− Foto:Marco Polo Veras
Nathalia Aires
Natal - Cerca de 100 estudantes que participaram do módulo de Empreendedorismo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam seus certificados na manhã desta quarta-feira (17), na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte. A instituição reuniu na capital potiguar alunos do Senac de quatro municípios (Mossoró, Baraúna, Santa Cruz e Jaçanã) para encerrar oficialmente o módulo do programa, que insere noção de empreendedorismo para carreira e vida pessoal dos participantes.

Professor de Mossoró aposta em ideias sustentáveis nas aulas

Sandra Monteiro
Mário Kleber (à direita) apresentou o projeto em mesa redonda durante encerramento do Pronatec EmpreendedorFoto: Marco Polo Veras
Mossoró - Os esforços para despertar o empreendedorismo em uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec), do Senac Mossoró, rendeu ao professor Mário Kléber Almeida a conquista do Concurso Objetos de Aprendizagem, que integra o Prêmio Pronatec Empreendedor. Como resultado do uso de métodos simples, voltados para o reaproveitamento de peças descartadas, 16 alunos da disciplina “Montador e reparador de computadores”, desenvolveram produtos inovadores, como lixeiras feitas à base de monitores de computador. A premiação é promovida pelo Sebrae Nacional e Ministério da Educação.

Premio Objeto de Aprendizagem

INSTRUTOR DO SENAC GANHA CONCURSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O instrutor do Senac, Mário Kleber de Almeida, foi o primeiro colocado no 2º Concurso de Objetos de Aprendizagem, que premiou professores que se destacaram com projetos pedagógicos no ensino do empreendedorismo, no âmbito do Pronatec Empreendedor. Concorreram os dez melhores projetos desenvolvidos no Brasil. A divulgação do resultado ocorreu na tarde desta quarta-feira (10), em solenidade realizada na Sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). O vencedor ganhou um tablet e uma viagem nacional a um centro especializado em empreendedorismo.

Fruto da parceria entre o Ministério da Educação, Sebrae e rede de parceiros, o Pronatec Empreendedor integra o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e tem o objetivo de inserir conteúdos de empreendedorismo em diferentes cursos da educação profissional em todo País. Para estimular o empreendedorismo e revelar projetos de sucesso, desde 2013, são realizadas premiações para os melhores trabalhos desenvolvidos no país, nesta modalidade do programa.

Tipos de virus


  TIPOS DE VIRUS



  •  KEYLOGGER     


  • Para que serve

Keyloggers são aplicativos ou dispositivos que ficam em execução em um determinado computador para monitorar todas as entradas do teclado. Assim, aquele que deixou o programa em execução pode, em outro momento, conferir tudo o que foi digitado durante um determinado período.

  • O perigo que representam

Mais tarde, pessoas de má-intenção passaram a usar os keyloggers para fins ilícitos. Nestes casos, o programa fica em execução na máquina e podem, sem que usuário saiba, gravar tudo o que for digitado, incluindo senha de acesso e outros dados sigilosos.

  • Como evitar

Assim como acontece com os demais programas ilícitos, manter um bom antivírus sempre ativo na máquina é um bom meio de detectar e eliminar este tipo de aplicação antes que ela faça algum mal. Naturalmente, os demais recursos que ajudam manter sua conexão segura, como firewall e antispyware, também são sempre bem-vindos.

Vírus e Ameaças

Senac - Turma Administrador de Redes
Aluno: Alexandre Lima

Vírus de Boot

O Vírus de Boot foi um dos primeiros tipos a surgirem no mundo. Eles se alojam no primeiro setor do disquete, e ocupavam cerca de 1k ou menos. No fim dos anos 80, os Vírus Ping-Pong, Vírus Stoned, Vírus Jerusalem e Vírus Sexta-Feira 13 eram disseminados através do disquete que contaminava o PC quando inserido na máquina, e após contaminar ele contaminava qualquer outro disquete sem vírus que fosse inserido no drive do PC. Até o surgimento na Internet, o disquete era o único meio de propagação de vírus que existia. Na época o único meio de proteger um disquete contra vírus era colocar um selo no lacre quadrangular superior ou, no caso dos disquetes de 3"½, ativar a trava de proteção contra escrita, de forma a impedir que o PC gravasse qualquer coisa no disquete, fazendo dele um meio de leitura de dados somente, protegendo assim, de vírus. 

O que são Vírus?


Os vírus de computador assustam todos os usuários. Assim como o nome indica, associando seu nome aos "vírus" biológicos, eles também podem causar muitos danos - mas ao invés de você, a vítima é a sua máquina. Além dos danos à privacidade, com acesso ou corrompimento aos seus dados pessoais (fotos, vídeos, histórico de sites visitados e senhas), os vírus de computador já causaram muitos prejuízos financeiros para diversas empresas.

Diferença entre um WORM e um Vírus

Segundo a Symantec, uma das empresas especializada em segurança digitais mais famosas do mundo, há diferentes tipos de "softwares mal-intencionados", que chamamos erroneamente de "vírus". Normalmente, esses softwares são ou Vírus, ou WORM. Entenda:

Vírus: É um software que normalmente fica disfarçado na execução de outro programa, ou seja, o usuário tem que executar o aplicativo infectado (EX: um jogo pirata, no qual você instala, mas, sem você saber, há um vírus nele).

WORM: É um software que não precisa de um arquivo para que se propagar de um computador para o outro. O arquivo inteiro é o WORM, como documentos do Word e Excel que contêm um macro (são os mais comuns).

Ambos têm o poder de se autoduplicar e se espalhar para outros computadores

 

TIPOS DE VIRUS - Adwared e Spyware

 
Adware
1.      Adware é qualquer programa que executa automaticamente e exibe uma grande quantidade de anúncios (ad= anúncio, software = programa) sem a permissão do usuário. As funções do Adware servem para analisar os locais de Internet que o usuário visita e lhe apresentar publicidade pertinente aos tipos de bens ou serviços apresentados lá. 
Os adwares também são usados de forma legítima por empresas desenvolvedoras de software livre ou gratuito. Nesse caso, a instalação é opcional e suas implicações estão previstas no contrato de licença exibido durante a instalação. 
O termo adware é frequentemente usado para descrever uma forma de malware (software malicioso), geralmente aquela que apresenta anúncios indesejados para o usuário de um computador. Os anúncios produzidos por adware são, por vezes, em a forma de um pop-up.
 
 

Tipos de Vírus

By. Eduardo Oliveira
Turma: Adminstrador de Redes - Senac Mossoró


TIPOS DE VIRUS

Jerusalem (1987) - Um dos primeiros vírus realmente devastadores para MS-DOS, o Jerusalem estava programado para deletar todos os arquivos de programas no disco-rígido do computador infectado em uma sexta-feira 13 – motivo pelo qual ganhou o apelido “Friday 13th” – em nome de “AL AH” (percebe a piadinha aí?). Uma vez que ele se espalhou por diversos países, universidades, instituições e companhias importantes, você deve imaginar o estrago que causou.

Vírus Jerusalem


Virus de Facebook Spam

By. Lima Neto
Turma: Administrador de Redes - Senac Mossoró

Virus de Facebook Spam -
 Uma nova mensagem com vírus está se espalhando no Facebook, promovendo um produto para emagrecimento. As pessoas infectadas divulgam a mensagem marcando diversos amigos, na postagem e nos comentários, para garantir que o link seja visto pelo maior número possível de pessoas.
Quem clicou no link não está necessariamente infectado. No entanto, se o perfil no Facebook publicou a mensagem é importante verificar a lista de aplicativos e extensões do navegador.