O professor Mário Kléber ao lado do estudante Tallison Medeiros mostram gabinete criado durante curso− Foto:Marco Polo Veras
Nathalia Aires
Natal - Cerca de 100 estudantes que participaram do módulo de Empreendedorismo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam seus certificados na manhã desta quarta-feira (17), na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte. A instituição reuniu na capital potiguar alunos do Senac de quatro municípios (Mossoró, Baraúna, Santa Cruz e Jaçanã) para encerrar oficialmente o módulo do programa, que insere noção de empreendedorismo para carreira e vida pessoal dos participantes.
A solenidade foi aberta com apresentação cultural do poeta Bob Motta, e mesa redonda sobre a importância do Programa Pronatec Empreendedor para os estudantes, com a participação professor premiado no concurso Objetos de Aprendizagem do Ministério da Educação, Mário Kléber. “Foi um programa desafiador para mim. Durante as aulas aplicamos todos os conceitos de empreendedorismo e conseguimos montar uma máquina com peças que seriam descartadas”, relatou o professor que desenvolveu uma estratégia inovadora no ambiente escolar para os alunos do curso de Montador e Reparador de Computadores, no município de Mossoró.
A idéia que deu certo foi apresentada pelo estudante Tallison Medeiros, de 17 anos. Trata-se de um gabinete de computador feito com cano de PVC. Ele relata que após o desafio feito pelo professor de levar para a aula uma idéia inovadora, aliou os conceitos de empreendedorismo social e sustentável para criar o produto. “Criamos um equipamento que não esquenta e é 75% mais barato do que um CPU convencional, que sai na faixa de R$100”, explica Tallison.
Os certificados aos formandos foram entregues pelo vice-presidente do sistema Fecomercio, Luiz Lacerda, acompanhado pela gerente da Unidade de Educação e Empreendedorismo do rio Grande do Norte, Tathiana Udre. A solenidade também contou com a presença do diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti, que parabenizou os estudantes. “Essa parceria com o Pronatec tem levado vocês a terem uma visão diferente dos cursos, pois com esses conhecimentos vocês são capazes de transformar o futuro tanto para quem deseja ser um empregado quanto para quem sonha em abrir o próprio negócio”.Marco Polo VerasO cabeleireiro Francisco de Assis Silva recebe certificado de Maquiador de Tathiana Udre e Luiz LacerdaO cabeleireiro Francisco de Assis Silva recebe certificado de Maquiador de Tathiana Udre e Luiz Lacerda
Exemplo de quem vai usar os conhecimentos adquiridos para a própria empresa é o do cabeleireiro Francisco de Assis Silva. Diplomado com o curso de Maquiagem, o empreendedor , que já é dono do próprio salão de beleza afirma que o curso complementou ainda mais seus conhecimentos na área de beleza e estética e que o próximo passo será o de se formalizar como Microempreendedor Individual.
O Pronatec Empreendedor faz parte Programa Nacional de Educação Empreendedora, lançado pelo Sebrae em 2013, e pretende levar conhecimentos de empreendedorismo para estudantes de nível fundamental, médio, técnico e superior por meio da inclusão de conteúdos nos currículos pedagógicos. Ao longo de 2014, todos os cursos do Pronatec no Rio Grande do Norte foram promovidos pelo Senac, que formou 8 turmas com aproximadamente 160 estudantes. A meta do programa no estado para 2015 é de que triplicar o número de formandos.
Fonte: Sebrae