Professor de Mossoró aposta em ideias sustentáveis nas aulas

Sandra Monteiro
Mário Kleber (à direita) apresentou o projeto em mesa redonda durante encerramento do Pronatec EmpreendedorFoto: Marco Polo Veras
Mossoró - Os esforços para despertar o empreendedorismo em uma turma do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissionalizante (Pronatec), do Senac Mossoró, rendeu ao professor Mário Kléber Almeida a conquista do Concurso Objetos de Aprendizagem, que integra o Prêmio Pronatec Empreendedor. Como resultado do uso de métodos simples, voltados para o reaproveitamento de peças descartadas, 16 alunos da disciplina “Montador e reparador de computadores”, desenvolveram produtos inovadores, como lixeiras feitas à base de monitores de computador. A premiação é promovida pelo Sebrae Nacional e Ministério da Educação.
O projeto vencedor, que tem foco na sustentabilidade, associa também a ferramenta da elaboração do plano de negócios para tornar mais simples a abordagem do tema empreendedorismo em sala de aula. As ideias inovadoras que integram o projeto foram apresentadas nesta quarta-feira, 17, durante mesa redonda “A importância do Pronatec Empreendedor”, dentro do evento que marcou o encerramento das atividades do programa em 2014.
De acordo com Mário Kleber, a partir do momento em que reconhece o trabalho desenvolvido em sala de aula, a premiação estimula ações semelhantes. Segundo ele, que está concluindo a graduação de Tecnologia em Sistema da Informação, o intuito é tornar ainda mais acessível a disciplina de empreendedorismo nos cursos profissionalizantes.
“Com certeza esta iniciativa me deixa mais motivado. É algo muito gratificante e estimula a continuar desenvolvendo ações que possam estimular o empreendedorismo. Estou muito feliz e certo de que, como professor, o prêmio me trará muitos benefícios”, avalia.
Ainda segundo o professor, apesar das dificuldades iniciais, durante aplicação do conteúdo teórico, os resultados alcançados são exitosos. “No início tivemos algumas dificuldades com o conteúdo na teoria, mas logo que passamos à prática, houve o envolvimento da turma e os resultados logo apareceram. Eles perceberam que é possível criar a partir da inovação e sustentabilidade, e o resultado foi surpreendente”, explica.
O Concurso de Objetos de Aprendizagem é voltado para professores de escolas técnicas que tenham usado recursos educacionais inovadores para tratar do conteúdo de empreendedorismo em sala de aula. Em maio de 2013, o Sebrae Nacional e o Ministério da Educação assinaram convênio para incluir uma unidade curricular de empreendedorismo em cursos do Pronatec, com o objetivo de formar profissionais com habilidade para criar negócios inovadores e desenvolver competências para o mercado de trabalho.
Por meio do conteúdo desenvolvido pelo Pronatec Empreendedor, o Sebrae capacita professores para o repasse de conteúdos de empreendedorismo aos alunos. A instituição já capacitou 4.100 professores e enviou material didático sobre empreendedorismo a cerca de 130 mil estudantes de escolas técnicas em todas as regiões.
Fonte: Sebrae