O que são Vírus?


Os vírus de computador assustam todos os usuários. Assim como o nome indica, associando seu nome aos "vírus" biológicos, eles também podem causar muitos danos - mas ao invés de você, a vítima é a sua máquina. Além dos danos à privacidade, com acesso ou corrompimento aos seus dados pessoais (fotos, vídeos, histórico de sites visitados e senhas), os vírus de computador já causaram muitos prejuízos financeiros para diversas empresas.

Diferença entre um WORM e um Vírus

Segundo a Symantec, uma das empresas especializada em segurança digitais mais famosas do mundo, há diferentes tipos de "softwares mal-intencionados", que chamamos erroneamente de "vírus". Normalmente, esses softwares são ou Vírus, ou WORM. Entenda:

Vírus: É um software que normalmente fica disfarçado na execução de outro programa, ou seja, o usuário tem que executar o aplicativo infectado (EX: um jogo pirata, no qual você instala, mas, sem você saber, há um vírus nele).

WORM: É um software que não precisa de um arquivo para que se propagar de um computador para o outro. O arquivo inteiro é o WORM, como documentos do Word e Excel que contêm um macro (são os mais comuns).

Ambos têm o poder de se autoduplicar e se espalhar para outros computadores

 

 
 

 Tipos de Vírus

CODE RED:
Categoria: WORM
Criador: Desconhecido. Provavelmente originou-se na China
Ano de lançamento: 2001
Prejuízo causado: dois bilhões de dólares

O WORM CODE RED aproveitava-se de uma vulnerabilidade de estouro de buffer dos servidores Microsoft IIS e se replicava para outros servidores IIS (buffer é uma região da memória temporária utilizada para escrever e ler dados antes deles serem guardados permanentemente). Quando acontecia o estouro do buffer, o servidor desligava. Os sites guardados nesses servidores, que foram afetados pelo WORM, passavam então a exibir a mensagem “Hacked by Chinese!” ("Hackeado por Chinês", em tradução literal).
O nome CODE RED surgiu quando os pesquisadores da eEye Digital Security descobriram o WORM, e naquele momento estavam tomando uma bebida chamada "CODE RED, Mountai DEW".( orvalho da montanha", tipo de bebida alcóolica forte destilada ilegalmente produzida pela Pepsi)








CIH:

Categoria: Vírus
Criador: Chen Ing Hau
Ano de lançamento: 1998
Prejuízo causado: 20 a 80 milhões de dólares


O vírus CIH, também conhecido como Chernobyl, foi um dos vírus mais devastadores já conhecidos. Diferentemente dos outros vírus que causam danos leves e só se reproduziam, esse vírus literalmente destruía todos os dados do computador. Em alguns casos, até destruía os dados da BIOS, transformando qualquer PC em sucata. Seu poder de se propagar foi neutralizado com um update da Microsoft, já que ele atacava apenas versões antigas do Windows, como o WINDOWS 95, 98 e Millenium.

NIMBA:

Categoria: WORM
Criador: Desconhecido
Ano de lançamento: 2001
Prejuízo causado: Desconhecido


O WORM NIMBA usava vários métodos para se espalhar, como e-mail, as redes internas, navegação de sites e backdoors (portas de conexão com a Internet) deixados por outros vírus - e por isso ele causou uma lentidão absurda na Internet. Por essa habilidade de se espalhar, o NIMBA foi considerado o WORM mais rápido até o momento, precisando de apenas 22 minutos para entrar na Internet e se tornar o vírus 'mais espalhado do mundo'. O nome NIMBA vem da palavra “ADMIN” escrita ao contrário, referente aos usuários administradores de servidores.







SASSER:

Categoria: WORM
Criador: Sven Jaschan
Ano de lançamento: 2004
Prejuízo: 10 milhões de dólares

O SASSER também atacou várias máquinas com o Windows. Para isso, usou uma vulnerabilidade de segurança na porta de rede, conectando-se a outras máquinas e se espalhando pela Internet. Só que não foi por isso que ele ficou conhecido.

O WORM afetou várias empresas, como a Delta Airlines, que teve que interromper seus voos por conta da infecção. A Guarda Costeira da Inglaterra teve seus serviços de mapas interrompidos, e a agência de notícias France-Press também teve as suas comunicações com os satélites interrompidos.



 

CAVALO DE TROIA:

O cavalo de Troia é um programa que tem um pacote de vírus que é usado geralmente para obter informações ou executar instruções em um determinado computador.

Conhecido por normalmente por responder pelo primeiro estágio de infecção de dispositivos digitais, têm como objetivo manterem-se ocultos, enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Podem ser transportadas em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, aproveitando as vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no computador. Datam do início da Internet e mantêm-se invisíveis para executar delitos, enquanto a vítima realiza suas atividades quotidianas. O servidor se instala e se oculta no computador da vítima. Normalmente dentro de algum outro arquivo. No momento que esse arquivo é executado, o computador pode ser acessado pelo cliente, que irá enviar instruções para o servidor executar certas operações no computador da vítima.

 


Fontes: Internet
Nome: Junior